O Lide Futuro Ribeirão Preto realizou a primeira edição do TECH TOUR na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A intenção do Tech Tour foi proporcionar um dia de convivência com fundadores de empresas de base tecnológica que escalaram seu crescimento nos últimos 5 anos, e conhecer o ecossistema da cidade.

A cidade de São Carlos foi escolhida de forma estratégica para o início deste projeto por ser considerada um polo tecnológico crescente e promissor.

Dividido em dois turnos, o evento teve início ás 09h da manhã no ONOVOLAB. Um centro de inovação que vêm fomentando os negócios na cidade e região com o aporte de empresas como ELO, Serasa Experian, Ifood entre outras.

Nosso anfitrião e vice presidente, Victor Bermudes, fez as honras na abertura do evento apresentando os palestrantes e o cronograma do que estava por vir.

Abrindo as atividades os filiados tiveram a oportunidade de ouvir o COO do ONOVOLAB, Leandro Palmeiras, contando como, onde e porque surgiu a idéia de erguer esse polo de inovação que vêm chamando atenção não só de empreendedores do país, como atraindo holofotes da mídia internacional, com a recém matéria divulgada pela FORBES.

Anderson Criativo, CEO do ONOVOLAB, por outro lado, provocou o público presente para reflexões sobre a inovação em empresas tradicionais. Segundo ele, a inovação vem de um estado de mudança de mindset, e não de tecnologia. Onde qualquer empresa, reinventando experiências conseguem atingir.

A correlação entre inovação e  reinvenção que um negócio precisa passar, de acordo com a experiência proporcionada ao seu público, foi muito debatida no período matinal do tour.

Além disso, algumas empresas baseadas no ONOVOLAB tiveram a oportunidade de falar para um seleto grupo sobre o seu negócio, em um breve pitch, no intervalo entre uma palestra e outra.

Uma pausa para o almoço no restaurante Barone foi essencial para os associados interagirem e falarem sobre a experiência no período da manhã além de trocarem contatos.

A tarde se estendeu com a última etapa do tour nas empresas Arquivei, Monitora e Raccoon e Token Lab.

Nesse período os filiados tiveram a oportunidade de conhecer fisicamente as empresas, e  absorver mais insights de como elas estão gerenciando seus funcionários, os chamados Millenials. Aliando expectativa de entrega de resultados, flexibilidade de horários e liberdade para produzir, pouco importa para essas empresas a forma de cada um vai ao trabalho, de bermuda e chinelo, por exemplo. O importante é a satisfação e o propósito que elas passam para este novo perfil de colaborador.

Tulio, da Raccoon, ressalta que, o fator principal para segurar este colaborador por mais tempo em sua empresa acaba nem sendo a remuneração salarial. E sim, a forma como eles tratam esse colaborador. Respeitando suas diferenças, tendo não apenas igualdade, mas também equidade no time e reconhecimento pela importância de cada colaborador.

Resumidamente. Os filiados tiveram uma experiência que foi da inovação de empresas pioneiras do mercado, que juntas chegam a um número aproximado de 800 funcionários. Até a forma de uma nova gestão de pessoas com um perfil de colaborador cada vez mais inquieto e que se apega a outros valores e cultura, sem ser apenas a melhor remuneração.

Estiveram presentes filiados do LIDE e LIDE Futuro Ribeirão Preto e LIDE Futuro Goiás, São José do Rio Preto e São Paulo.

Esperamos ter atendido a expectativa de todos, e já estamos pensando nos próximos eventos. Bem como replicar esta iniciativa em outras cidades.

Sobre o LIDE FUTURO

Criado em 2013, o LIDE FUTURO é uma área de atuação do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que tem o objetivo de compartilhar experiências, fomentar práticas de sucesso no ambiente empreendedor e promover uma qualificada rede de networking entre jovens lideranças. Com um total de 1.000 filiados, o grupo é formado por jovens líderes que estão transformando e impactando os seus mercados com novos modelos de atuação, novas tecnologias e negócios disruptivos.

Gostaria de saber as vantagens de pertencer ao LIDE Futuro?  Clique aqui.