Evento aconteceu no dia 22/11 e contou com a presença de Nadir Moreno, presidente do LIDE Mulher e da UPS no Brasil; iniciativa já conta com 13 empresárias no comitê de gestão

O LIDE Ribeirão Preto deu um novo passo em Ribeirão Preto: após quase sete anos de atuação, o Grupo de Líderes Empresariais, lançou, o LIDE Mulher Ribeirão Preto. O primeiro encontro aconteceu dia 22/11 no Doppo Lavoro e contou com a presença de Nadir Moreno, presidente do LIDE Mulher e da UPS no Brasil, além das principais lideranças femininas da região.

A unidade tem o comando da empresária Tomie Sakamoto e como CEO, a jornalista Juliana Rangel. O comitê de gestão é composto por 13 executivas. O Grupo foi criado com o objetivo de colaborar com a aceleração do desenvolvimento feminino em altos cargos de liderança, diante das exigências das empresas e da sociedade.

“Hoje é um dia muito especial, pois há muito tempo estamos construindo a unidade feminina. Chegou a hora de colocá-la em prática. Pretendemos estimular a troca de experiências entre nós, empresárias. Promover propostas para o avanço da cidade e também as empresárias e as suas trajetórias pessoais e profissionais. O intuito é o crescimento como empreendedoras e mulheres”, explica Tomie.

O LIDE Ribeirão Preto está há 7 anos promovendo atividades na região. “Consolidamos o grupo, trouxemos o LIDE Futuro e sempre tivemos a intenção de criar a unidade feminina. Aproximamos as principais executivas de Ribeirão e região. Juntas, elas entendem a causa e o propósito da nossa iniciativa. Com a Tomie Sakamoto e as integrantes, já temos um comitê muito forte e engajado. O LIDE Mulher Ribeirão Preto é um movimento inovador para o empreendedorismo feminino”, comenta Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto.

Empoderamento feminino

Nadir Moreno, presidente do LIDE Mulher e da UPS no Brasil participou do evento para incentivar as integrantes em seus negócios. A executiva fez um bate-papo sobre a sua vida, carreira e mercado de trabalho.

Nadir começou a trabalhar aos 14 anos. Há 26 anos está na UPS, empresa com 111 anos de existência, fundada nos Estados Unidos, presente em mais de 220 países e com faturamento de US$ 61 bilhões por ano. Possui 444 mil funcionários no mundo e três mil no Brasil.

Um dos principais focos do grupo é garantir representatividade feminina nos postos executivos ou em atividades de empreendedorismo no mundo e no país. E os números apontam para a importância de movimentos como o LIDE Mulher. “Se nada mudar, levará 170 anos para as mulheres ficarem em igualdade com os homens no mercado. Só a Noruega tem 42% de mulheres em cargos executivos. No Brasil, são 7.7%”, observa Nadir.

Nadir também falou sobre a formação da mulher, que possuem mais estudo e preparo na média em relação aos homens. “São oito anos, comparados aos homens, que em média dedicam 7.6 anos,” revela.

A presença feminina diminui drasticamente na escala de hierarquia dos negócios. “Acredito que as mulheres têm papel fundamental na transformação do nosso país e as empresas que promovem a diversidade estão em melhor posição para se adaptarem a um ambiente de negócios global e em rápidas mudanças”, finaliza Nadir.

 

Sobre o LIDE Ribeirão Preto

O grupo tem cinco anos de atuação e conta com 112 empresas filiadas, além de 168 jovens empreendedores que integram o LIDE Futuro. Desde 2012, o LIDE Ribeirão Preto promoveu 83 ações com a participação de empresários de sucesso. A unidade já conquistou duas vezes o Prêmio LIDE de Eficiência, como a melhor do grupo nacional.