Co-fundadores do INEPAD Consulting abordaram temas relacionados à gestão empresarial, diagnósticos de mercado e como se posicionar e obter destaque no mercado atual

Com a proposta de promover trocas de experiências e compartilhar conhecimentos entre os participantes, o LIDE Futuro Ribeirão Preto trouxe, nesta terceira edição do Share, os sócios do INEPAD Consulting, Eduardo Falsarella e Lucas Clemente, sócios do INEPAD Consulting. O evento aconteceu na sede da empresa, no dia 5 de novembro, e teve como tema “Estratégia de Diferenciação”.

Eduardo Falsarella é doutorando e Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (USP), graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP (2006), MBA em Administração pela FUNDACE, MBA em finanças com ênfase em crédito pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração – INEPAD.

Lucas Clemente é Mestre de Administração de Empresas pela USP, há 6 anos com consultoria financeira no INEPAD Consulting. Antes de se tornar sócio da empresa em 2014, atuou no Banco do Brasil, além de ter fundado duas startups no período da faculdade.

Em entrevista ao LIDE, Lucas Clemente falou um pouco mais sobre o Share e os projetos do INEPAD Consulting:

LIDE: Quais foram os pontos principais que você e o Eduardo traçaram para o Share?

LUCAS: “Procuramos demonstrar na apresentação como foi o diagnóstico que fizemos do nosso mercado, qual foi o plano estratégico que adotamos, como o colocamos em prática e quais resultados obtivemos. Mostramos também nossa visão do mercado atual, e como iremos nos posicionar no futuro.”

LIDE: Qual é a grande sacada da Estratégia de Diferenciação?

LUCAS: “É uma estratégia em que a empresa busca criar uma grande diferenciação em relação aos seus concorrentes para que possa se posicionar em um mercado mais específico e por isso menos competitivo, a chamada ‘Estratégia do Oceano Azul’. A empresa pode adotar esta estratégia atuando em um nicho muito específico, ou criando uma marca reconhecida pelos clientes como diferente ou um produto/serviço que possua alguma vantagem significativa ao dos concorrentes.”

LIDE: Ela vale para diferentes tipos de empresa?

LUCAS: “Sim, ela vale para qualquer tipo de empresa, desde que seja possível “nichar” o mercado, ou criar uma especialização.”

LIDE Como vocês abordaram isso durante o Share?

LUCAS: “Compartilhamos com nossos amigos do LIDE todo o processo que nos levou a adotar esta estratégia, qual foi o diagnóstico de nossos concorrentes que fizemos para nos levar a crer que essa seria a melhor estratégia, quais foram as ações que fizemos para nos posicionar com um diferencial e atuar em um nicho específico, e quais foram os resultados que obtivemos.”

LIDE: Fale um pouco sobre INEPAD Consulting.

LUCAS: “Somos uma empresa de consultoria especializada em Governança Corporativa. Atuamos em empresas familiares de médio e grande porte implementando um sistema de gestão profissional, nos modelos de uma empresa de capital aberto, mas adaptada à realidade de uma empresa familiar. Implementamos um Conselho de administração e controladoria na empresa, ajudamos a desenvolver acordos societários e planos de sucessão. Com essa gestão profissional ajudamos as empresas a proteger o patrimônio da família e preservar as relações familiares.”

LIDE: Quais são alguns dos principais erros que vocês identificam no dia a dia das empresas?

LUCAS: “Dada nossa experiência atuando em diversas empresas familiares no país, identificamos que um erro muito comum na maioria destas empresas é crescer sem se preocupar muito com se organizar, criar uma gestão financeira analisar e acompanhar o desempenho do negócio, além de preparar a empresa para a troca de gestão no futuro. (..) A medida em que a empresa cresce, as atividades administrativas acabam “engolindo” o dia-a-dia de um empresário que não possui sua estrutura administrativa bem organizada. Sobra pouco tempo para empreender visto que o empresário acaba tomado por atividades rotineiras e operacionais. (..) Além disso, a falta de informações financeiras de qualidade faz com que muitas empresas acabam morrendo sem que o empresário nem consiga entender com antecedência o que estava acontecendo.”

LIDE: Como é essa parceria entre vocês?

LUCAS: “Somos quatro sócios no INEPAD Consulting e vejo que temos perfis muito complementares, o que reflete positivamente no nosso crescimento e nos resultados que obtemos.”