“Do zero a Unicórnio” foi o tema do encontro que aconteceu na última quarta-feira (21/11), na Harley Davidson; startup está avaliada em US$ 1 bi e já conta com 15 mil entregadores no Brasil

O LIDE Ribeirão Preto promoveu na última quarta-feira (21/11), na Harley Davidson, um Encontro com Bruno Nardon,CEO da Rappi Brasil, maior aplicativo de delivery on-demand e hiper-conveniência da América Latina que está mudando a vida dos brasileiros. Com o tema: “Do zero a Unicórnio”, Nardon apresentou aos filiados do LIDE Ribeirão Preto o caso de sucesso da startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

A Rappi Brasil vem sendo classificada como “animal mitológico”, pois é uma empresa que começou pequena e conseguiu algo fantástico, com um alto valor de mercado antes mesmo de abrir capital. “Para uma empresa se tornar unicórnio são necessárias algumas premissas, sendo elas: resolver um problema real e grande, estar em um mercado gigante e em crescimento e levantar capital necessário para executar e crescer muito”, comentou Nardon.

Nardon é graduado em engenharia mecânica pela Unicamp e também possui duplo diploma pela Ecole Centrale, na França. “Comecei a minha carreira com tecnologia em 2011, assim que sai da faculdade, abrindo uma empresa, mas ela não deu certo. Fui atrás de muitos investidores e todos achavam a ideia ruim. Fui sócio-fundador da Kanui, e-commerce de esportes radicais e estilo de vida. O negócio foi do zero ao breakeven em apenas dois anos e meio até a fusão com a Dafiti em 2015, tornando-se o maior e-commerce de moda na América Latina”, diz.

Segundo Nardon, o tempo é o bem mais precioso que temos. “A Rappi resolve a correria do dia a dia. A iniciativa une pessoas que têm dinheiro mas pouco tempo, com as que possuem pouco dinheiro e muito tempo porque estão desempregadas. Costumamos dizer que vendemos tempo e comodidade”, avalia Nardon.

No modelo de negócio da Rappi, os ganhos vem de parceiros, que pagam comissão sobre todas as vendas. As indústrias investem para expor os seus produtos, como se fossem um supermercado. Não há cobrança dos entregadores, eles ficam com o frete.

A Rappi está em seis países, mais de 40 cidades, possui mais de quatro milhões de usuários e 20 mil entregadores. No Brasil atua em 15 cidades e conta com 15 mil entregadores, tudo em menos de dois anos. “Estamos gerando para mais de 15 mil famílias, renda e trabalho. As pessoas podem prestar serviço com a gente de moto, carro, bicicleta, é uma abertura que damos para quem está desempregado. Queremos continuar crescendo”, observa Nardon.

Para o sucesso de uma empresa, Nardon avalia que é necessário ter um bom time e pessoas que conseguem aprender rápido. Outro ponto importante é identificar o problema que você quer resolver. “Às vezes acreditamos que estamos resolvendo algo, mas não estamos. Além de inovação e entender o que o cliente deseja”, finaliza Nardon.

 

Sobre o LIDE Ribeirão Preto
O grupo tem cinco anos de atuação e conta com 112 empresas filiadas, além de 168 jovens empreendedores que integram o LIDE Futuro. Desde 2012, o LIDE Ribeirão Preto promoveu 83 ações com a participação de empresários de sucesso. A unidade já conquistou duas vezes o Prêmio LIDE de Eficiência, como a melhor do grupo nacional.

https://www.instagram.com/p/BqiE-DGhP54/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=9c5ndwc1j76v